Formado em agosto de 1998, o  Núcleo de Estudos da Antigüidade pertence ao Departamento de História/IFCH/UERJ

Centro de pesquisa histórica que reúne pesquisadores de diferentes áreas de saber em Antiguidade, tem como objetivo estabelecer  o dialogo e a interação  entre  as universidades com pesquisas em sociedades antigas de forma a demonstrar a efetiva possibilidade de realização de estudos sobre História Antiga no Brasil assim como reafirmar o  compromisso com a democratização do saber produzido na academia.

Seus integrantes são  alunos e professores de História Antiga da UERJ interessados em dialogar com demais áreas de conhecimento como Letras, Filosofia, Arqueologia, Antropologia e História da Arte visando produzir pesquisas em sociedades antigas.

O projeto coletivo  visa interação entre professores e alunos, pesquisadores  da UERJ e voluntários provenientes de unidades de ensino superior público e privado.

O NEA integra o grupo diretório de pesquisa da CNPq

Linhas de Pesquisa:

- Religião, Mito e Magia no Mundo Mediterrâneo
- Relação de Poder e Economia no Mundo Antigo
- Discursos, Narrativas e Representação

O resultado das pesquisas transitam pelas sociedades  romana, grega, cartaginense, egípcia, etíope, judaica,  celta, ibéria, germânica, escandinava produzindo conhecimento de forma  interdisciplinar.

Temos como compromisso democratizar o saber produzido na academia tornando o resultado das pesquisas acessível à comunidade que está fora do meio universitário.

Nos preocupamos em usar nas atividades de extensão uma linguagem compreensível, pois acreditamos e incentivamos a relação ensino-pesquisa-extensão. A produção de conhecimento precisa interagir com a comunidade externa ao meio acadêmico através de publicação, cursos e eventos de extensão e grupos de estudos.