English French German Spain ItalianPortuguese

Evento UERJ NEA/LEAO

Apresentação

A XVII Jornada Internacional de História Antiga do NEA/UERJ, que será realizada de 24 a 28 Maio de 2021 de forma remota, tem como tema "Identidade, Diversidade e Multiculturalismo no Mediterrâneo Antigo".

No Mundo Antigo e na Idade Média, os diferentes grupos humanos construíram as suas identidades ao entrar em contato com o outro em meio as diversidades sociais e culturais. A simbiose propiciou a emergência do multiculturalismo na área do Mediterrâneo Antigo.

As regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo em diferentes temporalidades promoveram o contato entre grupos étnicos distintos, foram palcos de lutas entre grupos hegemônicos, fomentaram as identidades compartilhadas e as culturas hibridas devido as  trocas comerciais e contatos sociais, permitindo uma ampla diversidade sociocultural na região. A facticidade ora citada pode ser percebida entre sociedades: gregas, romanas, judaicas, egípcias, etíopes, cartaginesas, asiáticas, iberas, etruscas e em tantas outras, do Mundo Antigo ao Medievo.

Clique aqui para baixar o Caderno de Resumos!

Atualmente cada vez mais vencíamos a relação multilateral das culturas hibridas e preocupação de políticas que visam objetivos comuns. As crises ambientais e de saúde global, muitas vezes propiciaram a aproximação de contatos e diálogos que buscavam tanto o equilíbrio no âmbito da política quanto da sedimentação das identidades compartilhadas. Nesse cenário em que vivenciamos, o Núcleo de Estudos da Antiguidade da UERJ e o Laboratório de Estudos da Antiguidade Oriental da UFRGS, buscam trazer como proposta reunir pesquisadores de diferentes regiões do universo acadêmico de sociedades antigas e do medievo em prol de uma reflexão e análise de temas sobre Identidade, Diversidade e Multiculturalismo no Mediterrâneo Antigo.

Clique na imagem para compartilhar o cartaz do evento!

Desde seu ato fundacional, em 1998, as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo NEA/UERJ vêm contribuindo e fomentando o debate acadêmico entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros preocupados em investigar sobre sociedades antigas. A temática do XVII Jornada de História Antiga visa permitir aos conferencistas, comunicadores refletir sobre as sociedades mediterrâneas a partir das identidades, diversidades e multiculturalismo no Mediterrâneo Antigo se utilizando dos contatos interculturais, assim como das suas relações socioculturais, comerciais e políticas das diversas comunidades da Antiguidade.

Em 2021 a Jornada de História Antiga torna-se XVII e I Jornada Internacional de História Antiga realizada de forma virtual sob a coordenação do NEA/UERJ em parceira com o Laboratório de Estudos da Antiguidade Oriental/LEAO da UFRGS, atendendo ao convênio SEI nº10326041, em processo no DCOV.UERJ.

Objetivos

Reunir pesquisadores nacionais e internacionais com fins ao debate sobre sociedades Antigas;

Democratizar o saber produzido na academia disponibilizando ao publico interessado;

Permitir que docentes, discentes e pesquisadores possam apresentar e atualizar o estado atual das pesquisas;

Fomentar a pesquisa em História Antiga e suas áreas afins no Brasil.

Organização

NEA/UERJ
LEAO/UFRGS
PPGH/UERJ

Participação Especial

  • Exmo Sr. Emanoel Araújo
    Diretor do Museu Afro Brasil (Vídeo)

Conferencistas

▪ Prof.ª Dr.ª Maria Regina Candido (UERJ)

▪ Prof.ª Dr.ª Katia Maria Paim Pozzer (UFGRS)

▪ Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Colombani (Universidad de Moron – Argentina)

▪ Prof. Dr. Fábio Faversani (Universidade Federal de Ouro Preto)

▪ Prof. Dr. Inacio Valentim (Instituto Politécnico Sol Nascente – Angola)

▪ Prof.ª Dr.ª Clarisse Prêtre (Centre National de la Recherche Scientifique / France)

▪ Prof. Dr. Gilberto Francisco (UNIFESP)

▪ Prof.ª Dr.ª Eva Calomino & Leila Salem (CONICET - FaHCE-UNLP - Argentina)

▪ Prof. Dr. Emanoel Araujo (Museu Afro-Brasil – São Paulo)

▪ Prof. Dr. Pedro Paulo Funari (UNICAMP)

▪ Prof. Dr. Joshua P. Nudell (University of Missouri – USA)

▪ Prof.ª Dr.ª Aikaterini Lefka (European School Brussels III - Hellenic Institute of Cultural Diplomacy in Belgium)

▪ Prof. Dr. Claudio Umpierre Carlan (Universidade de Alfenas – MG)

▪ Prof. Dr. Guillermo Aprile (USAL Espanha)

▪ Prof. Dr. Gilvan Ventura (Universidade Federal do Espírito Santo – ES)

▪ Prof. Dr. Julián Gallego (PEFSCEA/Universidad de Buenos Aires - CONICET)

▪ Prof.ª Me. Doutoranda María Luz Mattioli ( Universidad Nacional de La Plata – Centro de Estudios Helénicos)

▪ Prof. Dr. Lucas Rodrigo (Universidad Nacional de Lomas de Zamora - Argentina)

Programação

As inscrições iniciam no dia 01/03 de 2021 e encerrarão no dia 07/05/2021.

As inscrições de comunicações livres em mesas coordenadas serão gratuitas e ocorrerão em espaço virtual pela plataforma Zoom Meetings.

Serão admitidas propostas de apresentação oral tangenciando o tema: Identidade, Diversidade e Multiculturalismo relacionado ao Mediterrâneo Antigo.

Serão permitidas apresentações de trabalhos com pesquisadores que possuam pesquisa ativa dentro e fora do Brasil. Os alunos em formação: graduação, mestrado e doutorado, somente apresentarão com anuência e seus trabalhos terão a coparticipação do seu respectivo orientador.

O envio das cartas de aceite será realizado pelo modo virtual até o dia 14/05/2021. O caderno de resumo será publicado no site do evento até o dia 21/05/2021.

Clique aqui para obter mais informações sobre a programação!

Clique aqui para baixar o Caderno de Resumos!

Clique aqui para saber sobre a publicação de trabalhos!